A Sociedade Argentina de Ética Médica e Biológica (SAEMB) parabenizou o Ministro da Saúde da província de Buenos Aires, Claudio Mate, por opor-se às denominadas festas "Raves", nas que centenas de jovens se envolvem no consumo de drogas.

Em um comunicado, a SAEMB considerou que a atitude do funcionário portenho favorece a prevenção da saúde dos jovens argentinos que freqüentam tais festas de música eletrônica onde a droga consumida lhes ocasiona um dano irreparável.

A entidade medica denunciou também que "os donos dos locais onde se realizam estas festas se asseguram de que os canos de água dos banheiros estejam fechados, a fim de obrigar os jovens a comprar bebidas alcoólicas ou água mineral, a preços exorbitantes".

"Esta é a triste realidade de alguns sobreviventes da tragédia da discoteca República Cromañón ocorrida em 30 de dezembro de 2004 que denunciaram em mais de uma oportunidade a falta de água no local", anotou.

Finalmente, a associação médica lembrou que "a ingestão de bebidas energéticas mais drogas ilícitas com ação de estimulação sobre o sistema nervoso central, podem produzir taquicardia, congestão pulmonar e a morte no pior dos casos".