As relíquias do Santo Padre Pio de Pietrelcina chegaram à Catedral Metropolitana no domingo, onde foram recebidas pelo Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera.

As relíquias se relacionam diretamente com os estigmas do Senhor que Padre Pio recebeu. A primeira é um pano impregnado com o sangue da chaga do lado do sacerdote capuchino e a outra é uma das luvas que usava para esconder a ferida de sua mão. O pano ficará de maneira permanente no país enquanto que a luva retornará a princípios de fevereiro a San Giovanni Rotondo, Itália.

O Arcebispo do México recordou que o santo "derramou sem parar generosidade a seu próximo e é um exemplo para nossos tempos porque com feitos e palavras fez presente o amor de Deus".

Do mesmo modo, o Prelado destacou que na ordem da caridade, o santo trabalhou por aliviar os dores e as misérias de muitas famílias, especialmente com a fundação da "Casa do alívio do sofrimento" em 5 de maio de 1956.

Por sua vez, o sacerdote capuchino, Elías Cabodevilla Garde, quem trouxe as relíquias da Itália, explicou que São Pio de Pietrelcina teve o dom de profecia e por isso nos tempos da Segunda guerra mundial as mulheres lhe perguntavam pela situação de seus maridos, pais ou filhos.

O Padre Cabodevilla disse estar gratamente surpreso pela devoção e resposta dos católicos mexicanos à visita das relíquias do Padre Pio, beatificado e canonizado por João Paulo II.