Neste ano, a tradicional Campanha de Quaresma de Fraternidade que realizam todas as dioceses do Chile, estará dirigida a apoiar às 200 mil crianças chilenas menores de seis anos, que vivem em condições de vulnerabilidade e risco social.

A Conferência Episcopal Chilena (CECH) recordou que esta campanha –que surgiu em 1982– tem como finalidade, incentivar a cada cristão a viver o tempo de Quaresma como um tempo de conversão e preparação para a Celebração do Mistério Pascal de Cristo, levando uma vida mais singela, com privações que lhes permitam viver concretamente a caridade, compartilhando generosamente com quem tem mais necessidade.

Os recursos arrecadados este ano financiarão projetos e iniciativas que ofereçam melhores e positivas oportunidades a meninos e meninas chilenos que vivam em condição de vulnerabilidade e risco social, com privações que afetam seu desenvolvimento.

Os bispos chilenos destacaram que esta campanha procura também que os fiéis aumentem e incentivem sua vida de oração. Para isso, além dos cofrinhos de arrecadação, oferecem também pequenos altares para o lugar de trabalho, o lar ou o colégio, convidando a reunir-se em torno deles para fazer oração em família ou em grupo.

A CECH recordou também que esta campanha não é uma coleta, mas sim "expressão concreta de uma vivência espiritual: ‘Não amemos com puras palavras e da boca para fora, mas sim verdadeiramente e com obras. Isto nos dará a certeza de que somos da verdade’ (1 João 3, 18) e uma prática que é fruto de viver um estilo de vida mais singelo, motivado por nosso afã de ter, como diz São Paulo, os mesmos sentimentos que teve Cristo Jesus".

Em todas as paróquias, capelas, colégios e instituições da Igreja começarão a distribuir cofrinhos em que cada família pode começar a reunir sua contribuição generosa.

Além da arrecadação paroquial através dos cofrinhos, dispõe-se da conta corrente 187.593 do Banco Estado para receber doações diretas.