Ao menos quatro iraquianos morreram e mais de dez resultaram feridos ontem em uma série de atentados perpetrados por terroristas islâmicos contra igrejas cristãs, localizadas em Bagdá e Kirkuk, a 250 quilômetros ao norte da capital iraquiana.

Conforme informou à agência EFE o coronel da Polícia de Kirkuk, Burhan Habid, o primeiro atentado ocorrido às 16h15 (hora local), deixou seis feridos de consideração e teve como objetivo a igreja de Mar Asram, de rito sirio-caldeio.

“Um quarto de hora depois, outro veículo estourou frente à igreja da Virgem María, deixando três pessoas mortas e cinco feridas”, adicionou.

De outro lado, o capitão da Polícia, Ahmad Abdala, informou sobre outros três atentados contra igrejas cristãs acontecidos em Bagdá, onde uma mulher perdeu a vida e várias pessoas resultaram feridas.

"O primeiro ataque teve como objetivo a igreja de María, na avenida Al Senaa, ao leste de Bagdá". Logo outro artefato explosivo destruiu o muro da igreja Al Sabtein, localizada no bairro de Karrada", anotou.

Abdala indicou também que os atentados causaram danos nos muros protetores dos templos, embora não pôde precisar o número nem o estado dos feridos, já que os serviços de emergência ainda trabalham na evacuação das vítimas.

Por sua parte, autoridades de Bagdá informaram que outros onze civis iraquianos resultaram feridos ontem em outros atentados com explosivos na capital iraquiana.