Para melhorar o trabalho eclesiástico na luta contra a AIDS, a Cáritas Internacional reuniu nesta semana em Genebra as organizações católicas de diversos países dedicadas a eliminar esta pandemia.

No encontro mundial, que terminou nesta sexta-feira, participaram especialistas de 28 países que compartilharam conhecimentos e experiências sobre a matéria.

Também assistiram ao encontro membros do ONUAIDS, da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Fundo Mundial para a Luta contra a AIDS, do Banco Mundial e do Fundo para a Infância da ONU (UNICEF).

Na inauguração do evento, o Secretário Geral da Cáritas Internacional, Duncan MacLaren, disse que a Cáritas "tentou sempre que as pessoas que sofrem por causa do vírus não sejam consideradas somente no contexto 'sanitário', mas sim como parte de nossos programas de assistência, desenvolvimento e serviço social".

Conforme informou Servimedia, MacLaren relatou as ações desenvolvidas nos últimos anos pela Cáritas na luta contra a AIDS, ações que vão da difusão de "grande quantidade de informação sobre a epidemia", até o melhoramento da capacitação e a assistência".

Depois de destacar que quase todas as Cáritas do mundo estão empenhadas em combater a epidemia e seus efeitos nas pessoas, o Secretário afirmou o compromisso destas para promover no âmbito internacional, nacional e local, "melhores leis e políticas que assegurem um acesso pleno à assistência, o tratamento, a ajuda e a educação".

"estivemos especialmente empenhados em livrar a epidemia do estigma e a discriminação, para garantir uma assistência compassiva, que não julgue, nem condene os infectados", concluiu.