Mais de duzentos Caporales -dançarinos da tradicionais bailes religiosos - de diversas cidades do país se reúnem no Nono Encontro de Caporales que se realiza entre a sexta-feira 27, e domingo 29 de janeiro, no povoado de La Tirana, ao norte do Chile.

É aí onde os Caporales, dançarinos procedentes de todo o país, cantam e dançam a cada 16 de julho para honrar a sua padroeira a Virgem do Carmo, em uma festa que atrai milhares de visitantes e fiéis.

Este encontro, coordenado pela Comissão de Dirigentes da Associação José Maria Caro e apoiado por sua assessora a Ir. Francisca Vidal, terá como tema central a Busca das raízes dos Caporales. Nele se reunirão os integrantes de diversos grupos de bailes religiosos de Antofagasta, María Elena, Pedro de Valdivia, Iquique, Arica, Calama e Santiago, todos eles pertencentes à Federação Tirana.

O Diácono Hugo Iriarte, assessor da Associação Vitória e Aliança, disse que este "é o primeiro encontro que se realiza no mesmo lugar onde dançam e cantam para a festa grande de Nossa Senhora do Carmo, no mês de julho. Por isso tem um significado muito grande para os participantes".