O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, considerou que apesar dos incidentes nas fronteiras por causa do narcotráfico poderem gerar tensões, não é justo comparar alguém que migra procurando um futuro melhor, com um traficante de drogas.

O Arcebispo fez referência ao confronto ocorrido na segunda-feira, dia 23, na fronteira entre o México e Estados Unidos, quando homens vestidos de militares enfrentaram agentes americanos para evitar a interceptação de um carregamento de drogas. De acordo com fontes da Procuradoria Geral da República, as investigações levam aos narcotraficantes.

"Há vozes naquela nação (Estados Unidos) que querem tratar os latinos como delinqüentes e narcotraficantes, por isso é importante distinguir bem entre o que procura trabalho digno e o bem-estar de sua família, que quer se superar, e quem faz trabalhos sujos de droga", assinalou o Cardeal Rivera durante o segundo dia do congresso organizado pela Comissão Episcopal de Cultura, sobre o tema das migrações.

O Cardeal lembrou que no narcotráfico internacional participam tanto traficantes americanos como latinos. Por isso, indicou, "não é válido" tratar os migrantes como delinqüentes,, quando eles contribuem para a engrandecer os Estados Unidos "porque contribuem com dons culturais e espirituais".

Nesse sentido, disse que "a sensatez dos dois Governos deve triunfar para que as duas partes se sentem a dialogar e vejam realmente a dimensão do problema", tanto do narcotráfico como da migração.