Para celebrar o primeiro centenário do trânsito do santo missionário e um dos maiores evangelizadores da América, Ezequiel Moreno, em 19 de agosto próximo, a Ordem dos Agostinianos Recoletos organizará uma série de congressos e encontros durante o presente ano em diferentes lugares do mundo.

Como primeira atividade, desde a quarta-feira 25 de janeiro até 2 de fevereiro, haverá na cidade colombiana de Yopal, província do Casanare, onde Santo Ezequiel foi Vigário Apostólico, um encontro de missionários de todo o mundo. Durante o evento estudarão a vida e obra do religioso espanhol.

O segundo evento será no dia 9 de abril, dia em que nasceu Ezequiel em 1848, em Alfaro, a cidade da região de La Rioja, natural do santo. Ali será apresentado um novo livro sobre a figura de quem fora Bispo da diocese colombiana de Pasto.

Em 19 de agosto haverá a celebração d centenário com diversas cerimônias religiosas em Monteagudo (Navarra), em cujo convento da Ordem o missionário ingressou como religioso e do qual, anos depois, foi seu superior, e em uma igreja onde o bispo de Osma-Soria, Dom. Vicente Jiménez, entregará a medalha da confraria aos pais de todos as crianças nascidos em Alfaro durante o último ano.

Além do congresso regional de setembro, de 2 a 5 de dezembro haverá um novo encontro mundial de missionários na cidade filipina de Manila, onde Ezequiel exerceu parte de seu trabalho evangelizador.