Com a participação do Arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS) promove no dia 27 de janeiro às 19h30, um debate ético para discutir os aspectos científicos, jurídicos, bioéticos e religiosos do aborto.
Além do Arcebispo de Porto Alegre, que tocará os aspectos bioéticos e religiosos, participarão o Dr. Antônio Celso Ayub, que tocará os aspectos científicos; e o Professor de Filosofia da PUCRS, Luis Fernando Barzotto que exporá os aspectos jurídicos.
Atualmente, o Código Penal Brasileiro prevê o aborto como crime, exceto nos casos em que a gestação é decorrente de estupro ou quando não há outro meio para se salvar a vida da mãe. No entanto, a legislação vem permitindo também o aborto de crianças anencéfalas, criando uma polêmica discussão em toda a sociedade a respeito da definição de vida e em que momento ela se inicia.
O programa Desafios Éticos é uma iniciativa da Comissão de Ética e Bioética do Conselho. Os debates mensais são gratuitos e abertos ao público, sempre no auditório do CREMERS, na Rua Bernardo Pires, 415 - Porto Alegre.