O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, indicou durante o 3° Congresso Nacional da Comissão Episcopal de Cultura, que a decisão do Governo americano de construir um muro na fronteira com o México é um engano que lembra "outras épocas da história já superadas".

Durante o congresso, cujo tema é "Migrações, Multiculturalidade e Pastoral da Cultura", o Cardeal lembrou que a Igreja "por natureza é peregrina" e a "autêntica catolicidade implica uma valorização de todas as culturas".

O Cardeal Rivera explicou que o fenômeno da migração se dá por razões econômicas, familiares ou religiosas e que a solução requer o consenso das nações afetadas e não decisões unilaterais.

Do mesmo modo, o Arcebispo indicou que nos últimos anos aumentou a emigração feminina, tornando-se muitas vezes a mulher o sustento de sua família, com os problemas que implica seu afastamento do lar.

Por sua vez, o Chanceler mexicano, Luis Ernesto Derbez Bautista, disse que a construção do muro é "inaceitável" porque "só leva à degradação da condição humana".

Por outro lado, o Presidente da Comissão Episcopal de Mobilidade Humana, Dom Renato Ascencio León, convidou os mexicanos a participar em 29 de janeiro de uma jornada de oração para pedir "que não levantem os muros, mas sim estabeleçam fontes que nos levem a uma melhor relação".

Nesse sentido, pediu aos candidatos que entre suas propostas esteja "a criação de fontes de trabalho bem remunerado para que os patrícios não tenham que estar procurando em outros lugares".