Ao comentar a Encíclica "Deus Caritas est" do Papa Bento XVI publicada na quarta-feira, o Arcebispo e Diretor Nacional das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), Dom Francisco Pérez González, disse que esta denota a sabedoria e profundidade teológica de seu autor e revela que "sabe o que significa o verdadeiro amor".

"Meditei sobre ela. É muito profunda, com o estilo característico do Joseph Ratzinger, tanto de sabedoria, como de profundidade teológica e de experiência de amor de Deus, sabe o que significa o verdadeiro amor", explicou o Prelado.

Em declarações ao Europa Press, o Prelado disse que na primeira encíclica "com seu estilo e pensamento estrutural", o Santo Padre "faz uma análise do significado do amor, do verdadeiro amor que Jesus transmitiu".

O Diretor do OMP destacou que Bento XVI enfatiza em sua primeira encíclica, publicada na solenidade da Conversão de São Paulo, a unidade entre o amor a Deus e o amor aos seres humanos. Não se pode dizer que se ama a Deus se não amar o irmão, "já que isso é a caridade", um amor recíproco que não existe se esse binômio for "arrancado".

"O Papa mostra nesta encíclica sua preocupação com as necessidades, angústias e problemas do homem, algo fundamental se acreditamos no amor de Deus, razão de ser do missionário", acrescentou.

"A missão é um amor fundamental a Deus e ao próximo", concluiu.