A Sala de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer nesta sexta-feira o programa de viagem do Papa João Paulo II  a Lourdes (França), que consistirá a 104º viagem apostólica fora da Itália.

O Santo Padre viajará a Lourdes em 14 e 15 de agosto para celebrar a Solenidade da Assunção e comemorará o 150 aniversário do dogma da Imaculada Conceição.

Este será a sétima viagem que o Pontífice realiza à França –a última vez foi em agosto de 1997 para a Jornada Mundial da Juventude- e a segunda que realiza a este santuário mariano, onde peregrinou pela primeira vez em 1983,  por ocasião do  Ano Santo da Redenção.

O Papa aterrissará no aeroporto de Tarbes-Ossun no sábado, dia 14 às 11h30 da manhã, onde se entrevistará com o Presidente Jacques Chirac. Às 13h está prevista uma visita à Gruta onde tiveram lugar as aparições da Virgem.

À tarde, presidirá uma  procissão ao redor do santuário durante a qual rezarão os Mistérios de Luz do Santo Rosário. O quinto mistério terminará na praça em frente à basílica de Nossa Senhora do Rosário.

A continuação, o Papa dirigirá algumas palavras à multidão. às 19h. haverá a tradicional procissão com velas.

No domingo 15, Solenidade da Assunção da Virgem Maria, João Paulo II presidirá às 10h da manhã uma Celebração eucarística diante do santuário e à tarde rezará em privado na Gruta. Seu retorno a Roma está previsto para as 18h

Segundo os bispos franceses, espera-se mais 300.000 pessoas, entre elas 2.000 jornalistas que credenciados para a ocasião. Os prelados franceses e as autoridades do Santuário de Lourdes e da prefeitura de Altos Pirineus, criaram um site em inglês e francês: www.lourdes2004.com