Ao presidir na quarta-feira à tarde a oração de vésperas que encerra a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o Papa Bento XVI disse que a unidade cristã depende em grande medida da vontade de Deus, e portanto, é preciso continuar rezando por esta intenção.

"A aspiração de toda comunidade cristã e de cada fiel à unidade e a força para realizá-la são um dom do Espírito Santo e estão unidas a uma fidelidade ao Evangelho cada vez mais profunda. Damo-nos conta de que na base do compromisso ecumênico está a conversão do coração", disse o Santo Padre.

"Deus é amor. Sobre esta rocha sólida se apóia toda a fé da Igreja", acrescentou o Pontífice; e assinalou que "sobre esta verdade, cume da revelação divina, as divisões, até mantendo sua dolorosa gravidade, são superáveis e não nos desalentam".

"O amor verdadeiro não anula as legítimas diferenças, mas sim as harmoniza em uma unidade superior, que não se impõe desde fora, mas sim dá forma por dentro, por dizer assim, ao conjunto", assinalou também.

O Papa Bento XVI disse em seguida que "o desejado cumprimento da unidade depende em primeiro lugar da vontade de Deus, cujo intuito e cuja generosidade superam a compreensão do ser humano e seus próprios pedidos e esperanças. Contando precisamente com a bondade divina, intensifiquemos nossa oração comum pela unidade, que é um meio necessário e muito eficaz".

"A unidade dos cristãos é nossa missão comum; é a condição para que a luz de Cristo se difunda por todo mundo com maior eficácia e os homens se convertam e se salvem", destacou.

Finalmente, ao afirmar que ainda há muito caminho por percorrer, terminou alentando a "não perder a confiança; ao contrário retomemos o caminho juntos com mais força. Cristo nos precede e nos acompanha. Contamos com sua indefectível presença; a Ele imploramos humilde e incansavelmente o precioso dom da unidade e da paz".