Em uma recente visita a associação internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Bispo de Liepaja (Letônia), Dom Vilhelms Toms Marija Lapelis, destacou que face à opressão sofrida durante anos pelo regime comunista, "a liberdade religiosa nesse país tem aumentado e o trabalho da Igreja está avançando".

"Depois da queda dos totalitarismos, agora podemos ensinar a nossas crianças a fé católica e inclusive construir templos para a evangelização do país", anotou o Prelado.

Dom Lapelis lembrou que a Igreja "deve ocupar-se dos jovens e anunciar abertamente o Evangelho e acrescentou que a educação católica se tornou atrativa para muita gente, inclusive para os não católicos".

Quanto à situação que atravessa sua diocese, o Bispo de Liepaja assinalou que aproximadamente 10 por cento de seus 350 mil habitantes são católicos, e muitos deles procedem das regiões mais católicas da Letônia.

"No ano passado celebramos 200 batizados, a metade deles em pessoas adultas. Atualmente, 14 sacerdotes assistem aos fiéis, e contamos com um mosteiro de dominicanos com dois sacerdotes e um monge", anotou.

Finalmente Dom Lapelis expressou sua gratidão ao AIS e seus benfeitores e pediu à associação que continue apoiando a Igreja na Lituânia.