A delegação de bispos venezuelanos que visitou nesta tarde o Presidente Hugo Chávez e outras autoridades do Executivo, manifestou ao mandatário seu desejo de que Igreja e governo se respeitem mutuamente para poder cooperar em benefício de todos.

Dom Ubaldo Santana, Presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), leu um comunicado ao sair do Palácio de Miraflores, no qual indicou que os bispos querem continuar exercendo "com toda liberdade" seu trabalho, "convencidos de que o exercício de nosso ministério contribui para o fortalecimento da Igreja e do povo venezuelano".

No texto, os bispos pedem ao governo evitar termos depreciativos para seus documentos e "alguns bispos, deixando claro que o diálogo válido e eficaz só é possível se descartada a suspeita e a injúria".

Pediram que a Igreja não seja atacada em programas de rádio e televisão de tendência oficialista, assim como a figura de Jesus Cristo "seja dirigida com respeito e dignidade".

Também explicaram ao Chávez, que a exortação que publicaram há alguns dias foi elaborada com "cuidadoso discernimento, em um clima de escuta mútua e oração, alheios à complacência e a mentira".

Reiteraram a Chávez a necessidade de criar um diálogo com toda a nação, "de escutar com tolerância e respeito as críticas construtivas".

Os bispos destacaram a importância de restabelecer canais de comunicação entre a Igreja e o Governo, para "avançar em temas gélidos como o direito à vida, a educação religiosa escolar e o ingresso de novos missionários" no país.