Com o objetivo de abordar a "pouco estudada figura filosófica de Karol Wojtyla que, de algum modo, foi obscurecida pela figura de João Paulo II como Papa", a Associação Espanhola do Personalismo (AEP) organiza um Congresso Internacional na Universidade Complutense de Madri de 17 a 19 de fevereiro.

"Trata-se de revalorizar sua figura como filósofo" que ficou "abandonada", declarou à Europa Press o presidente e fundador do AEP, Juan Manuel de Burgos.

O presidente do AEP qualificou a obra filosófica de Wojtyla de "muito original", já que "através de um novo conceito de pessoa que ele desenvolve, sintetiza a filosofia do ser –ligada, sobretudo, a Aristóteles e a Santo Tomás– com a filosofia moderna, em que se incluem temas como a subjetividade ou a consciência".

Segundo de Burgos, no evento serão tratados quatro temas "centrados na pessoa", já que "toda a filosofia, teologia e visão como Pontífice de João Paulo II está centrada no tema do homem". Assim o demonstrou "com sua famosa frase: ‘o homem é o centro da Igreja’", acrescentou.

Os temas a tratar serão a ética, "com a que começou"; a antropologia, "a que se passou depois porque viu que para poder estudar em profundidade a ética, necessitava uma base antropológica"; a relação homem-mulher; e a família, adiantou Burgos.

Sobre os apresentadores do encontro, o porta-voz do AEP indicou que contará com o Krysztof Guzowski, catedrático do Personalismo Cristão, precisamente onde Wojtyla deu aulas, a Universidade Católica de Lublin (Polônia), o diretor do Instituto João Paulo II em Madri, Juan José Pérez-Soba, e o filósofo e professor da Universidade de Murcia, Urbano Ferrer.

Wojtyla poeta

O presidente do AEP destacou igualmente a faceta poética de João Paulo II, e anunciou que esse aspecto do falecido Papa estará representado com a intervenção de um grupo de teatro que fará uma representação dramática de alguns textos poéticos do Pontífice.

"Quisemos fazer isto porque é interessante trazer outras variantes", já que, "há uma união muito profunda entre a poesia e a filosofia, as idéias do Papa que, já desde muito jovem, intuíam-se poeticamente, e as desenvolve depois".

Os poemas de João Paulo II, "são reflexo de sua maneira de ser, já que há muita referência a sua realidade íntima, que depois traduziria a sua filosofia", acrescentou Burgos.

Finalmente, o porta-voz do AEP assinalou que o evento "constitui uma novidade absoluta" na Espanha e em todos os países de língua espanhola, pois é o "primeiro que se dedica especificamente a estudar o pensamento filosófico de Wojtyla". Além disso, concluiu, servirá para "preencher uma importante lacuna intelectual" e "prestar homenagem a João Paulo II", declarou.