A comunidade paraguaia na Espanha poderá expressar seu amor filial à Virgem de Caacupé, quando o bispo da diocese que acolhe a basílica Mariana nesse país sul-americano, Dom Claudio Jiménez, entregar oficialmente uma réplica da Virgem padroeira à cidade de Madri.

A imagem foi doada por um grupo de paraguaios que reside na capital espanhola, informou o Pe. Modesto Martínez da diocese de Caacupé. "Já temos a nova talha de madeira, que é a réplica da original e agora está sendo preparada", explicou o sacerdote.

O clérigo assinalou que uma vez terminados os preparativos do envio, espera-se que a primeira celebração com a nova imagem em Madri se realize no próximo dia 25 de março.

A imagem será entregue e colocada na paróquia central Virgem de la Paloma e de São Pedro o Real, em que faz vários anos trabalham sacerdotes paraguaios.

A festa da "Virgem Azul do Paraguai" congrega todo dia 8 de dezembro milhares de paraguaios em torno do santuário da cidade do mesmo nome, situado a 54 quilômetros ao leste de Assunção.

No mês de dezembro passado, um milhão e 600 mil fiéis, um quarto da população total do Paraguai, foram até o Santuário na celebração da Solenidade da Imaculada Conceição de Maria.