O Pe. Miguel Angel Flores, diretor da Comissão Episcopal de Cultura da Conferência Episcopal Mexicana, reafirmou o interesse dos bispos em obter, por parte das autoridades do México e dos Estados Unidos, respostas realistas e válidas para o fenômeno da migração.

Nesse sentido, o sacerdote expressou à imprensa que o objetivo do "Terceiro Congresso Nacional da Comissão Episcopal de Cultura: Migrações, Multiculturalidade e Pastoral da Cultura", é abordar a evolução deste fenômeno e seu impacto no mundo globalizado.

Acrescentou que um dos inconvenientes que dificulta achar uma solução adequada para a migração, é que a vê como uma doença e não como um assunto que requer atenção urgente.

"A intenção –do evento– é criar consciência, não declarações, como tampouco pretendemos tender pontes ou servir de intermediários. Trata-se de detonar um processo de sensibilização e compromisso em torno deste problema, que inclui abordar o relativo à passagem de imigrantes centro-americanos por território mexicano e as violações a seus direitos", explicou.

O congresso, que se realiza de 24 a 26 de janeiro, tem a participação do Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Paul Poupard; o Secretário de Relações Exteriores, Luis Ernesto Derbez, entre outros especialistas.