A sede da Conferência Episcopal Colombiana (CEC) nesta capital, passou a ser desde ontem segunda-feira cenário das gestões entre o porta-voz do Exército de Libertação Nacional (ELN), segundo grupo guerrilheiro do país, e diversos setores nacionais, que apontam a um diálogo com o Governo.

O porta-voz do ELN, Francisco Galan, foi recebido pelo Dom. Luis Augusto Castro Quiroga, Presidente da CEC, e o Padre Darío Echeverri, Secretário Geral da Comissão de Conciliação Nacional.

As reuniões de Galan neste local seguirão até na próxima quinta-feira e procuram preparar a agenda de trabalho para a nova ronda de negociações que se realizará em meados de fevereiro em Havana, Cuba.

Ontem, Galan se reuniu com os embaixadores da Suíça, Espanha e Noruega, que acompanham o diálogo entre o Governo e o ELN; e dialogou com o Ex-ministro Alvaro Leyva, o pré-candidato Presidencial Horacio Serpa Uribe e os membros da Comissão Facilitadora Civil para os Diálogos de Paz.

Nesta manhã, o porta-voz do ELN se reuniu com alguns bispos. Dom Jaime Prieto Amaya, Bispo da Barrancabermeja, dirigiu-se aos meios de comunicação antes da reunião e considerou "muito importante que o porta-voz do ELN Francisco Galan pudesse deslocar-se a Bogotá e assim ter outros diálogos para estabelecer a agenda definitiva que se trataria em Cuba no mês de fevereiro".

O Bispo explicou que a agenda de negociação com o ELN deverá "ser muito criativa e deve ir relacionada com a crise humanitária, o seqüestro, as minas anti-pessoais e com aqueles problemas que vão aproximar o ELN e o governo; e que vão aperfeiçoar uma agenda muito mais definitiva de paz, que leve a confiança das partes e que certamente estará sintetizada na Convenção Nacional".