Dom Víctor Manuel Ochoa Cadavid, um oficial da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) e como tal apreciado por parte importante do Episcopado latino-americano, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como novo Bispo Auxiliar de Medellín, Colômbia.

Dom Víctor Manuel Ochoa Cadavid nasceu em Bello, na arquidiocese de Medellín, em 18 de outubro de 1962. Realizou seus estudos eclesiásticos no Seminário Maior do Medellín. Obteve o doutorado de filosofia na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino (Angelicum) de Roma e foi ordenado sacerdote por João Paulo II em Medellín em 5 de julho de 1986.

Dom Ochoa se desempenhou como Vigário Paroquial do Santuário de "Maria Auxiliadora" em Sabaneta, Vice-reitor do Seminário Menor de Medellín, Assistente do Economato do Seminário Maior de Medellín, Professor da Pontifícia Universidade Bolivariana de Medellín e Formador do Seminário Maior de Medellín.

Em 1989 foi nomeado Oficial da Pontifícia Comissão para a América Latina, onde trabalhou discreta e incansavelmente a serviço da Santa Sé e do Episcopado latino-americano.

Durante sua permanência em Roma colaborou pastoralmente na paróquia de Roviano, e foi Diretor da Casa de Formação em Roma da arquidiocese de Medellín. Desde 2002 até a data era Diretor da Casa Internacional do Clero Paulo VI em Roma.