Hoje às 19h30 terá início na Catedral compostelana a Novena ao Apóstolo Santiago, cujas celebrações estarão presididas por vários cardeais e bispos do Vaticano e Espanha, entre eles o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco.

Esta Novena –que terminará no próximo sábado 24 de julho–  inicia nove dias antes da Festa de Santiago Apóstolo e tem com objetivo “preparar a comunidade de fiéis com uma séria de celebrações”, segundo explicaram fontes do Arcebispado de Santiago de Compostela.

As celebrações na Catedral compostelana consistirão na oração das vésperas e em uma  Eucaristia presidida por um bispo ou cardeal. O Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio, assistirá à novena todos os dias mas não presidirá a cerimônia, mas que se sentará em seu lugar arcebispal do coro e participará dos ofícios.

Este ano a novena começará com a cerimônia presidida por Dom José Cerviño, Bispo emérito de Tui-Vigo; no sábado oficiará a Missa Dom Luis Quinteiro, Bispo de Ourense; e no domingo será Dom Camilo Lorenzo, Bispo de Astorga.

Para a próxima segunda-feira, a Catedral de Santiago acolherá a novena oficiada por Dom José Diéguez Reboredo, Bispo de Tui-Vigo; em 20 de julho, presidirá as celebrações Dom José Gómez González, Bispo de Lugo; e em 21 de julho, será Dom Eugênio Romero Pose, Bispo auxiliar de Madri, que presidirá a novena.

As orações e Missa de 22 de julho serão presididas pelo Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito da Congregação para os Bispos, em 23 de julho presidirá a celebração Dom Elías Yanes, Arcebispo de Zaragoza; e finalmente, no sábado 24 de julho, o encarregado de oficiar e encerrar as celebrações da novena será o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela.