Nesta manhã começou a 87º Assembléia Ordinária da Conferência Episcopal Peruana (CEP), na qual serão escolhidos o novo Presidente, primeiro e segundo segundo Vice-presidente deste organismo e os bispos que presidirão as Comissões e Departamentos episcopais.

Segundo a Sala de Imprensa da CEP, “durante as sessões de trabalho, será revisto o Documento de participação para a V Conferência Geral do Episcopado Latinoamericano, que se celebrará em Aparecida, Brasil, em fevereiro de 2007. Os bispos definirão o procedimento que será seguido no Peru para somar-se ao processo de preparação e assim oferecer contribuições de nosso país a esta importante reunião”.

Também, serão avaliados os trabalhos e atividades realizadas pela Conferência Episcopal Peruana e seus organismos, assim como o trabalho desenvolvido nas  jurisdições eclesiásticas de âmbito nacional, durante o ano de  2005.

Esta assembléia contará com a participação do Cardeal Stephen Fumio Hamao, Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes; que fará uma apresentação da Instrução "Erga migrantes caritas Christi", aplicada ao contexto migratório histórico dos fluxos do Japão ao Peru, assim como ao fluxo atual.

Do mesmo modo, entregará a Medalha de Santo Toribio de Mogrovejo a Dom. Elio Aleví Pérez Tapia, SBD, Bispo Prelado Emérito de Juli; Dom. William Dermott Molloy McDermott; Bispo Emérito da Huancavelica; e Dom. Bernard Kühnel Langer, MSC, Bispo Prelado Emérito do Caravelí. Este reconhecimento será outorgado em mérito ao abnegado e infatigável trabalho realizado no Peru, como sacerdotes, missionários e bispos.

A Medalha de Santo Toribio do Mogrovejo é outorgada pelos Bispos do Peru, desde ano 2002, às pessoas e instituições que destacam por seu serviço à Igreja.