Em uma recente visita a associação internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), a secretária geral de Ajuda para a Implantação Monástica , Ir. Gisela Happe, assegurou que “cada vez são mais os mosteiros comtemplativos fundados nas regiões mais pobres do mundo”.

A representante da instituição que coordena em Paris as atividades internacionais de beneditinos, trapenses e cistercienses, indicou que “nossas religiosos e religiosas convivem com a gente e oferecem um exemplo de vida cristã, ao tempo que promovem projetos de desenvolvimento”.

A Irmã Happe explicou que “na atualidade, há 16 mil beneditinos, 8 mil monges da mesma ordem, 2 mil trapenses e 2 mil cistercienses em todo mundo” e destacou que “nestas congregações comtemplativas estejam surgindo numerosas vocações, sobretudo, no Vietnã, Filipinas e Coréia do Sul”.

Finalmente, a religiosa beneditina lembrou como as irmãs de sua congregação fundaram no ano de 2002 na República do Congo o primeiro convento comtemplativo do país, graças a uma iniciativa co-financiada pelo AIS.