Ao comemorar hoje o V Centenário de fundação, a Guarda Suíça recebeu uma calorosa saudação do Papa Bento XVI durante o Ângelus.

Enquanto apresentavam uma formação de honra com seus trajes de gala, o Pontífice assinalou que "hoje completam 500 anos desde aquele 22 de janeiro de 1506 quando o Papa Julio II acolhia e abençoava o primeiro contingente de Guardas Suíços transferidos a Roma para defender sua pessoa e o Palácio Apostólico. Obrigado por seus serviços nestes anos. Saudações a todos os que compõem este corpo e lhes imparto uma especial bênção apostólica".

O Papa teve também palavras de agradecimento aos guardas já aposentados, reunidos hoje na Catedral de Friburgo (Suíça) para uma Missa especial e para acompanhar ao vivo, via satélite, a saudação pontifícia.

Os milhares de peregrinos congregados na praça de São Pedro puderam apreciar o piquete de honra formada por 70 Guardas Suíços com uniforme de gala.

Pouco antes, os Guardas Suíços tinham participado de uma Missa com o Cardeal Angelo Sodano, em que o Secretário de estado os animou a "servir fiel, leal e honestamente ao Sumo Pontífice e a seus legítimos sucessores com todas as forças, sacrificando, se fosse necessário, até a vida nessa defesa".

"Queridos membros da Guarda Suíça lhes convido a amar sempre mais à Igreja de Cristo", concluiu o Cardeal.

Celebrações

Os atos de hoje são os primeiros de uma série de eventos que se desenvolverão nos próximos meses.

Em 29 de março será inaugurada uma exposição sobre os 500 anos da Guarda no "Braço de Carlos Magno", no Vaticano.

De 7 de abril aos 4 de maio os Guardas Suíços em atividade e alguns retirados realizarão uma marcha comemorativa desde a Bellinzona, a fronteira da Itália com a Suíça, ao pé dos Alpes, até Roma, ao longo de uma via de 723 quilômetros através da Via Francigena, o antigo caminho dos peregrinos que chegavam da Suíça

Finalmente, em 6 de maio, o emotivo e marcial juramento dos novos Guardas, poderá ser observado pela primeira vez pelo público, pois será realizado na Praça de São Pedro em vez de no habitual pátio de São Dâmaso.