No domingo 22 de janeiro, os bispos de todo o Peru iniciarão com uma solene Eucaristia as celebrações pelos 400 anos da morte de Santo Toríbio de Mogrovejo, segundo Arcebispo de Lima e Padroeiro do Episcopado Latino-americano.

A Missa, com a qual se iniciará a 87ª Assembléia Ordinária do Episcopado Peruano, se celebrará na Catedral de Lima, às 11h.

Conforme informou o escritório de imprensa do Episcopado, a Eucaristia será concelebrada pelo Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, Arcebispo de Lima; Dom Rino Passigato, Núncio Apostólico no Peru; Dom Hugo Garaycoa Hawkins, Presidente da Conferência Episcopal; Dom Juan José Larrañeta, Secretário Geral da Conferência Episcopal; e todos os prelados do Peru.

Além disso, participará desta concelebração o Cardeal Stephen Fumio Hamao, Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes, chegado especialmente para participar como convidado na assembléia episcopal.

A assembléia se desenvolverá de 23 a 27 de janeiro e nela será eleita à nova diretiva do Episcopado e se renovarão as presidências das diversas comissões.

Um dos temas centrais da entrevista será o Documento de Participação para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e a forma em que o Peru oferecerá suas contribuições para esta importante reunião. Uno de los temas centrales de la cita será el Documento de Participación para la V Conferencia General del Episcopado Latinoamericano y la forma en la que Perú ofrecerá sus aportes para esta importante reunión.