A Comissão Episcopal para Leigos da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), chamou os fiéis a se envolverem na política frente às eleições deste ano e evitar o abstencionismo.

Através de um comunicado, a comissão lembra que a política é a busca do bem comum e "nada justifica no mais mínimo a ausência e o ceticismo dos cristãos em relação à coisa pública".

O texto afirma que a intervenção dos católicos contribuirá a consolidar a democracia e superar o desencanto. Também lembra a necessidade de fortalecer o diálogo entre os diferentes atores sociais.

A Comissão Episcopal de Leigos explica que o católico tem o direito e o dever de agir de acordo a seus princípios e convicções, contribuindo para a riqueza da visão cristã do humanismo. O documento indica que não se trata de impor uma confissão religiosa, mas sim de dar argumentos da fé que iluminem as realidades temporárias.

A mensagem pede não "ficar presos na paixão e o enfrentamento de quem procura o poder acima do bem comum, a justiça e a paz do país".

Do mesmo modo, adverte que o exercício democrático não se restringe ao voto, mas sim implica a participação diária na vida do país. "Escolher os governantes é uma ação democrática que requer da participação consciente dos leigos", acrescenta.