O Vice-postulador para a causa de canonização do Venerável Zeferino Namuncurà (1886-1905), Padre Dante Simón, entregou à Congregação para a Causa dos Santos a documentação sobre um milagre atribuído a Zeferino, que se for reconhecido, tornaria mais próxima sua esperada beatificação.

Desta forma começou a fase romana do processo. Zeferino Namuncurá nasceu em Chimpay, Vale Médio do Rio Negro, Argentina, em 26 de agosto de 1886. Filho de um cacique, foi educado por missionários salesianos no Colégio Pio IX de Buenos Aires, e em 1903 prosseguiu com seus estudos em Viedma, onde descobriu sua vocação sacerdotal. Ali o descobriu Dom Cagliero e decidiu levá-lo a estudar a Roma, acreditando que a mudança de clima o beneficiaria. Uma vez em Roma é recebido pelo Papa Pio X frente ao qual pronuncia um breve discurso. Sua saúde continuava piorando e finalmente, após um ano em Roma, falece. Era 11 de maio de 1905 e ainda não tinha completado 19 anos. Conta-se que o Papa, entristecido, disse que "era uma bela esperança para as missões da Patagonia, mas agora será seu mais válido protetor".

O Vice-postulador esteve acompanhado pelo Postulador Geral, Dom Enrico dal Covolo, pelo colaborador da Postulação, Dom Luigi Fedrizzi e outros irmãos salesianos argentinos. Na Argentina e em toda a América Latina continuam sendo registrados testemunhos de favores espirituais e ajudas físicas devido à intercessão de Zeferino.

O Reitor Maior dos Salesianos, Dom Pascal Chávez, em sua audiência ao Vice-postulador, manifestou seu desejo de que o processo sobre o milagre possa concluir breve e assim Zeferino chegue a ser contado logo entre os beatos da Família Salesiana.