O Reitor do Colégio Venezuelano em Roma, Pe. Pedro Freites, assinalou que as duras críticas do Cardeal Rosalío Castillo Lara ao Presidente Chávez durante a homilia da celebração da aparição da Divina Pastora foram "oportunas".

"Considero e ratifico que era uma oportunidade única que o Cardeal não podia perder porque o país está esperando, a brados, não só que o escute mas também resolvam seus problemas", disse o Pe. Freites em declarações a "Unión Radio". Do mesmo modo, o sacerdote expressou que o Cardeal Castillo Lara aproveitou a ocasião para "elevar a voz como profeta e dizer com valentia ao país a realidade: Que nos encontramos em uma situação extrema como muito poucas vezes em nossa história".

"Acaso é mentira o que disse o cardeal? É mentira que há sesgos de ditadura?", perguntou-se o Pe. Freites; que afirmou também que o governo deveria apresentar provas de suas acusações de "conspiração".

"A Igreja tem o dever e o direito de expressar sua opinião sobre a situação do país, porque a fé não é algo abstrato. O Cardeal disse a verdade, mas suas palavras ofendem quem vive nas trevas do engano", sentenciou o presbítero.