A Ordem de Frades Menores, conhecida como Franciscanos, inicia neste mês de janeiro e até o ano de 2009, as celebrações pelo 8º centenário de sua fundação e da aprovação da Proto-regra pelo Papa Inocêncio III.

O Ministro Geral, Frei José Rodríguez Carballo, dirigiu uma carta a todos os membros da ordem em que reconhece a "firme vontade de permanecer fiéis a nosso próprio carisma, mas recriando-o hoje à luz dos desafios da vida franciscana".

O texto chama a celebrar o grande jubileu franciscano "em atitude de discernimento para não nos instalar nem nos repetir, mas bem, ser faróis geradores de esperança na noite escura que atravessa nosso mundo ferido e tantas vezes crucificado".

As celebrações se realizarão sob o lema "A graça das origens" e será realizada em três etapas.

A primeira será em 2006, centrada na escuta, a conversão e o discernimento evangélico. Em 2007 se refletirá sobre o projeto de vida pessoal e comunitário. A terceira etapa será em 2008 e 2009, em que se celebrará o dom da vocação.

Frei Rodríguez convida finalmente a "viver a graça das origens, não só como memória do passado, mas sim como profecia do futuro".

São Francisco se converteu no ano 1206. Em 1209 Inocêncio III aprovou seu "Projeto de vida", que logo se denominou "Proto-regla". Estas normas se ampliaram segundo as necessidades da Fraternidade e foram a base da Regra de 1221 e 1223, confirmada pelo Papa Honório III.