O Arcebispo de Valladolid, Dom. Braulio Rodríguez, considera que os católicos não conhecem o que é a Igreja e diz ser "uma pena" que muitos deles a considerem uma "estrutura velha e irrelevante".

Em sua carta pastoral semanal, intitulada "Amor à a Santa Igreja", o Prelado lamentou que os católicos não considerem à Igreja "como Mãe, como seio que lhes deu a vida no Batismo e a Confirmação, onde encontram a Cristo Eucaristia". A Igreja "é a que os salva do relativismo e desorientação", explicou.

Ao referir-se à contribuição teológica pessoal do Papa Bento XVI respeito à análise do Concílio Vaticano II, do qual se celebrou o 40° aniversário de encerramento, o Arcebispo a classificou de "interessante, clarificadora e de um grande serviço à Igreja atual".

"Tudo depende da correta interpretação do Concílio, de sua correta chave de leitura", assegurou Dom Rodríguez, já que "duas interpretações contrárias se viram enfrentadas, a da ruptura, por um lado, e a da da renovação na continuidade da única Igreja que o Senhor deu, por outra".

Por último, o Arcebispo se mostrou preocupado porque "com alguns matizes" se dão entre os fiéis essas interpretações de ruptura ou descontinuidade e se lamentou já que "supõem estilos que não favorecem nem a comunhão nem a evangelização como quer a Igreja".