O Secretário Geral da Conferência Episcopal Boliviana (CEB), Dom Jesús Juárez, chamou os cidadãos a participar do referendo vinculante que no próximo domingo poderia decidir o destino do gás nacional.

A quatro dias da consulta popular, Dom Juárez, lembrou que “se vivemos em democracia é preciso respeitar os mecanismos da democracia e dizer basta ao que poderia ser uma ditadura da qual não queremos nem falar”.

“Frente ao acontecimento histórico para a vida democrática que viveremos neste domingo 18 de julho, a Secretaria Geral da  Conferência Episcopal quer acompanhar o povo boliviano com uma mensagem de esperança e unidade”, indicou.

Os bispos pediram que se refletisse sobre “a responsabilidade que cada um tem no momento em que deposita seu voto, ao tomar uma decisão que envolve o futuro de um dos principais recursos naturais da nação”.

“Este momento de decisões, é uma oportunidade para nos aproximarmos entre todos. Chega de atitudes intolerantes que só nos levarão a confrontos desnecessários cujas conseqüências serão sentidas principalmente pelos mais humildes e vulneráveis de nosso país”, acrescentou.

Neste sentido, Dom  Juárez afirmou que o Episcopado pede  “aos dirigentes políticos, sindicais, de organizações rurais, indígenas, empresariais e intelectuais que visem o bem do país, depondo atitudes de confronto e polarização”.