O Bispo de Amarillo (Texas), Dom. John Yanta, emitiu um decreto autorizando o trabalho dos Missionários do Evangelho da Vida, uma nova sociedade de sacerdotes que se dedica a promover a causa pró-vida.

O Padre Frank Pavone, diretor nacional do Priests for Life (Sacerdotes pela Vida) e fundador do novo grupo, declarou que "isto é histórico. Nunca antes existiu uma comunidade dentro da Igreja dedicada especificamente a combater o aborto e a eutanásia. O trabalho desta sociedade envolverá um amplo espectro da ação pró-vida como motivar a eleição de candidatos pró-vida, fazer lobby para a confirmação de juizes (pró-vida) na Suprema Corte, e defender pessoas como Terri Schiavo. Não descansaremos até que termine o assassinato em massas de crianças e toda vida humana, desde a concepção à morte natural, seja valorizada e protegida nos Estados Unidos".

Segundo o decreto do Bispo de Amarillo, os Missionários têm o direito de treinar sacerdotes, diáconos e missionários leigos na promoção da dignidade da vida humana "oficialmente e em nome da Igreja".

Os Missionários realizarão retiros de discernimento ao longo do ano e estão aceitando filiações em vocations@priestsforlife.org