A Pontifícia Universidade Salesiana de Roma anunciou que com ocasião da festa de San Juan Bosco, Fundador dos Salesianos, será inaugurada uma nova e moderna biblioteca com multimídia que levará o nome do popular santo.

Segundo os salesianos, "a nova biblioteca é uma ulterior manifestação da proposta cultural e formativa que a Universidade Salesiana realiza há 30 anos no âmbito da pesquisa e das atividades didáticas".

A nova biblioteca com cerca de 700 mil volumes, está a disposição de todos os estudantes dos ateneus pontifícios e dos cidadãos de Roma.

O local se estrutura em um edifício de cinco pisos, onde um sistema de computadores e um sofisticado programa permitem um sistema de busca de textos preciso e a automatização da maioria de serviços.

O ato inaugural contará com a presença do Grande Chanceler Dom Pascal Chávez, Reitor Maior dos Salesianos, seguido de uma mesa redonda na qual tomarão parte o Prof. Raffaele Farina, Prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticano, o Prof. Mauro Guerrini, Presidente da Associação Italiana de Bibliotecas, o Prof. Giovanni Solimine, Docente de biblioteconomia, e o Pai Silvano Danieli, Diretor da União Romana de Bibliotecas Eclesiásticas (URBE).

Pela tarde do mesmo dia se desenvolverá o ato acadêmico inaugural com a saudação do Reitor Magnífico da UPS, Professor Mario Toso, o discurso inaugural do Cardeal Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica; seguido de um conserto de cordas e a bênção da biblioteca.

Existe uma seção dedicada à Biblioteca na página Web da Universidade: www.unisal.it.