O Bispo de Obeid (Sudão central), Dom. Macram Max Gassis, assinalou que os "países árabes destinaram milhões de dólares para islamização das Montanhas Nuba", em uma recente visita a sede da organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

"Agora, um ano depois do tratado de paz de janeiro de 2005, os fundamentalistas muçulmanos estão concentrando seus esforços na área de serviços sociais. Portanto, encontro-me muito agradecido pelo apoio das irmãs, como os combonianos e as Missionárias da Caridade, que servem em sua diocese", afirmou Dom Gassis.

Do mesmo modo, o Prelado destacou a necessidade de "muitos mais sacerdotes". "No momento só tenho 8 sacerdotes. Então, deve dar prioridade à formação do leigo para que enfrentem o rápido avanço dos muçulmanos e a sociedade que muda tão velozmente", acrescentou.

O Prelado também dirigiu sua atenção a outro desafio grande: "Durante anos, as Montanhas Nuba (no setor central do Sudão) estiveram afastadas da vida do mundo exterior, mas agora os sudanenes estão retornando de sua vida de refugiados no Quênia, onde muitos adquiriram o vírus HIV. Estou iniciando um programa de formação para enfermeiras, com uma ênfase particular em ética e em AIDS; e eu gostaria que AIS me ajude com isto". Por mais de dez anos, Dom. Gassis esteve exilado de sua diocese, mas depois do acordo de paz é livre agora de voltar para Obeid.