Bento XVI recebeu em audiência privada os "sediari" pontifícios, o corpo encarregado durante séculos de levar a "cadeira gestatória" e que ainda cumpre funções protocolares na Casa pontifícia, e os exortou a que em seus trabalhos tenham Cristo como modelo, como Aquele que veio para servir e dar a vida pelos homens.

Ao iniciar seu discurso o Papa agradeceu aos presentes pela "contribuição que dão ao ordenado desenvolvimento das audiências e das celebrações pontifícias".

O Santo Padre destacou a "solicitude, cortesia e discrição" como as características com as que "devem distinguir-se em seu trabalho, manifestando concretamente seu amor pela Igreja e seu serviço ao Sucessor de Pedro".

Em seguida o Santo Padre fez um breve resumo histórico sobre o trabalho do "sediario" pontifício recordando que "ao longo dos anos se desenvolveu segundo diversas modalidades e foi se consolidando com o afirmar do papel singular da Igreja de Roma e de seu Bispo. A sua é uma tarefa legada sempre à Sé de Pedro".

"Seu trabalho- continuou- se insere em um contexto onde tudo deve falar com todos da Igreja de Cristo, e deve fazê-lo de modo coerente, imitando Àquele que ‘não veio para ser servido, mas para servir e dar a própria vida em resgate por muitos’".

Ao final de seu discurso o Pontífice assegurou "uma oração especial por suas intenções e por aquelas de seus seres queridos, invocando sobretudo o maternal amparo de Maria Santíssima e de São Pedro".