Um juiz federal de Nova Iorque ordenou ao diretor de uma escola secundária pública permitir que um dos alunos use uma camiseta com uma mensagem pró-vida.

O caso ocorreu no Fillmore Central High School de New York, onde o diretor Kyle Faulkner proibiu um aluno de vestir uma camiseta da associação Rock for Life –pertencente ao American Life League– com a seguinte mensagem: "O aborto é um homicídio. Não silenciarão minha mensagem. Não zombarão de meu Deus. Deixem de assassinar a minha geração. Rock for Life".

O diretor proibiu o estudante de usar a camiseta na escola e foi suspenso por um dia devido a que replicou respeitosamente que tinha o direito de usar o objeto.

O aluno ficou em contato com o Centro Legal Tomás Moro, que decidiu representá-lo judicialmente e o caso chegou aos tribunais.

Richard Thompson, conselheiro chefe do Centro, declarou que "este estudante adotou corajosamente uma postura segundo suas convicções e nossa constituição. A norma é clara, as escolas públicas não têm o direito de silenciar o discurso pró-vida dos estudantes".