“Há algum tempo” é o título da carta apostólica na forma de motu proprio com a qual o papa Francisco estabelece que a partir dos 80 anos, os bispos eméritos das Igrejas Orientais não poderão participar da votação para seus líderes.

O documento, publicado ontem (17), pela sala de imprensa da Santa Sé, limita a idade de votação devido, segundo o documento, a um pedido expresso dos hierarcas à Sé Apostólica:

“Há algum tempo, alguns patriarcas, arcebispos-mor e bispos vêm assinalando ao Dicastério para as Igrejas Orientais as dificuldades que surgiram nos Sínodos dos Bispos das Igrejas Patriarcais e Arquiepiscopais Maiores, devido ao número de bispos eméritos que neles participam com voz ativa, especialmente na eleição dos bispos e chefes e padres das respectivas Igrejas sui iuris (de direito próprio)”, diz o documento.

Os hierarcas "pediram à Sé Apostólica que emita uma norma que exclua do voto deliberativo os bispos membros do Sínodo dos Bispos com mais de oitenta anos".

Por isso, com este novo motu proprio promulgado pelo papa Francisco, que entrará em vigor no próximo mês de maio, são modificados os cânones 66 § 1, 102, 149 e 183 do Código dos Cânones das Igrejas Orientais, um conjunto de leis e normas que regem as Igrejas Orientais Católicas e que foram promulgadas por são João Paulo II em outubro de 1990 através do documento Sacri Canones.

O documento diz que o novo regulamento “não se aplicará aos patriarcas, arcebispos-mor, bispos eparquiais e exarcas ordenados bispos” que estejam atualmente no cargo, mesmo que tenham completado os oitenta anos de idade.

Confira também: