A fim de promover a solidariedade com os cristãos nos Santos Lugares e conhecer a vida pastoral da Igreja local, bispos de Conferências Episcopais de vários países do mundo manterão o encontro anual com a Assembléia dos Ordinários Católicos de Terra Santa em Jerusalém de 14 a 19 de janeiro.

Através de um comunicado, a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) informou que os eixos fundamentais da viagem serão as sessões de trabalho entre os participantes e compartilhar a vida pastoral da Igreja local, além de dialogar com as autoridades israelenses, palestinas e jordanas.

Neste sábado e domingo os participantes visitarão várias paróquias de Jerusalém, Galiléia e Cisjordânia nas quais compartilharão a celebração da Eucaristia com as comunidades locais.

Na segunda-feira 16, em Jerusalém, além das sessões de trabalho, os bispos terão um encontro com leigos, religiosos e sacerdotes. Está programada a visita ao presidente do Israel, Moshe Katsav, e ao presidente palestino, Mahmoud Abbas, em uma recepção em Belém.

Na terça-feira, 17, viajarão à Jordânia onde serão recebidos em audiência pelo Rei Abdullah II. No dia seguinte, no mesmo país, os bispos realizarão visitas pastorais nas quais farão contato com a comunidade católica jordana.

O encontro terminará na quinta-feira, 19 de janeiro, com uma reunião dos Bispos assistentes e a Assembléia dos Ordinários Católicos da Terra Santa.

Como em ocasiões anteriores, representará o Episcopado espanhol o Bispo do Urgell, Dom. Joan Enric Vives i Sicilia. Do mesmo modo, participará o diretor do Fundo "Nova Evangelização", José Antonio Martínez García, a fim de continuar a promoção de projetos solidários nos Santos Lugares.

A Assembléia dos Ordinários Católicos de Terra Santa foi criada em janeiro de 1992 pelo Papa João Paulo II.