Durante um emocionante encontro com um grupo do Caminho Neocatecumenal que inclui 200 famílias que partirão em breve em diversas missões evangelizadoras, o Papa Bento XVI exortou a este carisma eclesiástico a anunciar o Evangelho da Vida.

As "famílias de missão" do Caminho Neocatecumenal nasceram em 1986 como resposta ao chamado do Papa João Paulo II a uma nova evangelização.

Seus membros se oferecem como voluntários para ir às nações onde é necessário ajudar a Igreja. O destino de cada uma delas é designado pelos iniciadores do Caminho Neocatecumenal, os espanhóis Kiko Argüello, Carmen Hernández e o sacerdote italiano Mario Pezzi, tendo em conta as necessidades específicas de cada zona e em resposta aos pedidos dos bispos que solicitam o envio de "famílias de missão" a suas dioceses.

"A vossa –disse o Papa– é uma tarefa que se coloca no contexto da nova evangelização... porque vossa ação apostólica se situa no coração da Igreja, em completa sintonia com suas diretrizes e em comunhão com as Igrejas particulares nas quais trabalhareis, valorizando plenamente a riqueza de carismas que o Senhor suscitou através dos iniciadores do Caminho".

Depois de destacar que as famílias serão testemunhas "humildes e alegres" de Cristo que "percorrem com simplicidade e pobreza os caminhos de todos os continentes", o Santo Padre se centrou na importância da liturgia na evangelização. "Sua longa experiência confirmará que a centralidade do mistério de Cristo celebrado nos ritos litúrgicos constitui um caminho privilegiado e indispensável para construir comunidades cristãs vivas e perseverantes".

Novas normas litúrgicas

Bento XVI se referiu em seguida às novas normas concernentes à Celebração Eucarística emanadas recentemente da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos para o Caminho Neocatecumenal.

"Estou certo de que observareis atentamente essas normas que retomam o que está fixado nos livros litúrgicos aprovados pela Igreja. Graças à adesão fiel a toda diretriz da Igreja, vosso apostolado será ainda mais eficaz em sintonia e comunhão plena com o Papa e os pastores de cada diocese".

"Queridas famílias –concluiu o Santo Padre– com vossa história dais testemunho de que o Senhor não abandona aos que ao se confiam. Segui difundindo o Evangelho da vida".

"Em um mundo que procura certezas humanas e seguranças terrestres, ensinai que Cristo é a rocha sólida sobre a qual se deve construir o edifício da existência própria e de que a confiança posta nele não é nunca vã", disse finalmente.