Uma companhia aérea britânica proibiu  seus funcionários levar Biblias, usar crucifixos ou medalas de São Cristóvão nos vôos com destino à Arábia Saudita, para "não ofender" os muçulmanos do país.

A empresa British Midland International (BMI) também estabeleceu que as aeromoças devem caminhar dois passos atrás de seus colegas homens e devem cobrir-se dos pés à cabeça utilizando um vestido chamado abaya, conforme informa o diário londrino the Mirror. Tampouco serão permitidos ursos de pelúcia ou outros brinquedos similares.

As autoridades do BMI explicaram a decisão indicando que as estritas leis islâmicas, reforçadas pela polícia religiosa, proibem a prática pública do cristianismo e as figuras de animais.

Um empregado da aerolinha que pediu não ser identificado comentou que "é incrível que tenhamos que respeitar suas crenças mas que eles não estejam preparados para respeitar as nossas" e explicou que sempre leva consigo um crucifixo que sua avó lhe deu pouco antes de morrer.

"Tem um grande valor sentimental e não vejo por que tenha que tirar isso, acrescentou.

Por sua vez, o sindicato de trabalhadores propõe que estes vôos sejam optativos para os trabalhadores, mas a aerolinha indica que a única forma de não ser parte destes vôos seria transferir-se dos vôos ao estrangeiro aos locais, o que significaria uma perda de até 30 mil libras esterlinas anuais para quem o fizer.

40 trabalhadores se queixaram com a companhia aérea desde que esta rota foi aberta em setembro do ano passado.