Em nome do Corpo Diplomático acreditado no país, o Núncio Apostólico, Dom. Rino Passigato, transmitiu ao Governo peruano sua confiança em que as próximas eleições gerais se realizem "em paz e democracia".

Durante a cerimônia de saudação do Corpo Diplomático pelo novo ano, realizada no Palácio de Governo, Dom Passigato indicou que a comunidade internacional se interessa que as eleições de 9 de abril se desenvolvam respeitando as regras democráticas e com total transparência, com a esperança de que as autoridades eleitas guiem o país pelo caminho do direito, a justiça da paz social e do progresso.

Depois de esclarecer que os representantes diplomáticos não procuram interferir nos assuntos internos do Peru, o Arcebispo assinalou que é desejo dos países amigos "ver o Peru livre de todo broto desta praga violenta do terrorismo e que haja uma plena paz e segurança para todos cidadãos".

Do mesmo modo, recordou a mensagem de unidade que o Papa Bento XVI dirigiu ao país.

Por outro lado, Dom Passigato disse que é motivo de satisfação a diminuição do índice de pobreza entre a população, mas assinalou que ainda resta muito por fazer. A comunidade internacional, afirmou, "não deixará de dar apoio às instituições nacionais que se comprometem honestamente a melhorar as condições de vida dos menos afortunados".