O Arcebispo de Corrientes, Dom. Domingo Castagna, afirmou que os povos da América Latina "estão selados com o Batismo de Jesus" e explicou que embora esta região "corra perigo de descristianização mantém um misterioso vínculo com Cristo, e com sua Igreja, que não pode ser destruído".

Dom Castagna recordou que nada pode apagar nem fazer desaparecer a condição de batizado de todo aquele que tenha recebido o Sacramento do Batismo.

O Arcebispo de Corrientes mencionou a recente mensagem do Papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Paz, e destacou que "a verdade deve ser proposta como Deus a propõe. Jesus é severo com a hipocrisia dos fariseus mas jamais com a debilidade moral dos outros pecadores. O fariseísmo proclama como verdade o que é engano e como bom o que é mau. Nessa atitude está encoberto o ‘pecado contra o Espírito Santo’, impossível de absolver, enquanto influa nas atitudes e comportamentos farisaicos de alguns homens, batizados ou não".

Dom Castagna assinalou com energia que "recordar o Batismo de Jesus é fazer memória da celebração do nosso. Os cristãos, conscientes de seu Batismo, não podem prescindir dele quando o compromisso temporário lhes exigir decidir a orientação de sua missão no mundo. Jesus, naquela misteriosa jornada do Jordão, deixa-se identificar por seu Pai, perante o mundo, como Messias Salvador".