Uma organização pró-vida publicou um relatório no qual se afirma que as boas relações com os pais, estar envolvido em atividades paroquiais e compartilhar o tempo com outros jovens que vivem da mesma forma, são fundamentais para evitar a atividade sexual prematura.

Concerned Women for America (CWA) deu a conhecer o relatório preparado pela Campanha Nacional para Prevenir a Gravidez Adolescente. A doutora Janice Crouse, do Insituto LaHaye do CWA afirmou que "o fundamental aqui é que os pais e os amigos têm uma tremenda influência nas crianças, à margem de seu entorno sócio-demográfico ou econômico. A relação que os pais estabelecerem com seus filhos determina –a muito longo prazo– seus resultados. Além disso, a influência de outros também é importante, durante os anos de adolescência, especialmente, ter amigos que vão à mesma Igreja produz efeitos positivos na conduta sexual dos adolescentes".

Especificamente, o relatório mostra que os adolescentes estão em menor risco de ter relações sexuais antes dos 18 anos, se seus pais mantiverem crenças religiosas firmes que compartilham com seus filhos, vão a Missa ou ao culto regularmente e se estão filiados concretamente a alguma denominação. Além disso, os adolescentes que rezam com sua família e que têm uma boa relação com suas mães têm mais opções para pospor as relações sexuais.

Crouse também destaca que "muitos pais se concentram em proporcionar benefícios materiais a seus filhos e esquecem suas necessidades espirituais. Se nós, como pais, não alimentarmos suas almas, procurarão preencher esse vazio com drogas, álcool ou sexo; ou procurarão algumas das tantas formas em que os adolescentes resolvem suas vidas procurando um substituto dos pais ou da fé".