O Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, presidirá em 16 de julho a  cerimônia solene de traslado da imagem da Virgem do Carmo até a recém restaurada Paróquia El Sagrario, a primeira paróquia do país criada em 1546.

A imagem da Virgem do Carmelo, coroada como Mãe e Rainha do Chile em 1926, encontrava-se até março de 1985 na Basílica do Salvador, e por efeitos do terremoto desse ano teve que ser trasladada à Catedral Metropolitana.

Os  trabalhos de restauração do templo de El Sagrario estiveram a cargo da arquiteta Amaya Irarrázaval Zegers, e consistiram em reconstituir a estrutura danificada pelos abalos sísmicos, limpar as pinturas originais do teto, recuperar pinturas de muralhas que haviam sido repintadas, colocar uma nova iluminação, e reformar o presbitério e  aspecto arquitetônico para entronizar a imagem da Virgem do Carmo.

O financiamento da restauração do templo foi possível graças a doações de vários leigos e de empresas privadas.

A Paróquia El Sagrario, declarada monumento nacional, é parte do conjunto arquitetônico-religioso que conforma a fachada da Praça de Armas de Santiago, junto à Catedral Metropolitana e o Palácio Arcebispal, ambos Monumentos Nacionais. É um dos marcos históricos e arquitetônicos mais antigos de Santiago.