Durante a tradicional Audiência Geral das quartas-feiras o Papa Bento XVI meditou sobre o Salmo 143 e em sua catequese recordou que o Filho de Deus está conosco, e que para o cristão tem o rosto amoroso de Jesus Cristo.

Em modo particular convidou aos fiéis de língua espanhola a viver com alegria e fidelidade os compromissos batismais. O Santo Padre afirmou ante milhares de fiéis reunidos na Sala Paulo VI que “justamente como se trata de um Salmo de época sucessiva, é fácil pensar que o rei que é exaltado não tem as características do soberano davídico, senão que representa a figura luminosa e gloriosa do Messias, cuja vitória não é mais um evento bélico- político, mas uma intervenção de liberação contra o mal”.

O Santo Padre fez notar a presença da imagem marcial de Deus que prepara para a luta a seu fiel de modo que saiba assim confrontar as hostilidades do ambiente, as potências escuras do mundo”.

Deste modo disse que “o orante, apesar de sua dignidade de rei, se experimenta débil e frágil diante do Senhor, como uma sombra que passa, pelo qual faz uma verdadeira profissão de humildade”.

Chegado a este ponto o Papa se perguntou: “por que Deus se preocupa e interessa por uma criatura tão pobre e caduca?” E afirmou que “a esta interrogação responde a grandiosa irrupção divina, a teofania acompanhada pelo passo de elementos cósmicos e de eventos históricos, orientados a celebrar a transcendência do Rei supremo do ser, do universo e da história”.

Quase no fim de sua catequese Bento XVI citou a Orígenes, quem “responde a esta pergunta da seguinte maneira: Senhor, ‘não podereis salvar esta miséria que é o homem, se Vós mesmo não a tomais sobre vós… descendestes, abaixastes os céus e estendestes vossa mão do alto, e vos dignastes assumir a carne do homem, e muitos acreditaram em Vós”.

“Desta maneira –continuou a Papa– o salmo, que começa reconhecendo nossa debilidade, chega a um final surpreendente: junto a nós está o Emmanuel, que para o cristão tem o rosto amoroso de Jesus Cristo, Deus feito homem”. Seguidamente leu o resumo da catequese em diversos idiomas e se dirigiu aos diversos grupos presentes na audiência. Em modo particular convidou aos fiéis de língua espanhola a “viver sua vida cristã com alegria e fidelidade a seus compromissos batismais”.

Finalmente o Santo Pai entoou o Pater Noster e deu a sua Bênção Apostólica.