A fundação católica Manos Unidas (Mãos Unidas) de Valência iniciou um projeto de ajuda urgente a órfãos da guerra em Sudão que proporcionará em 2006 alojamento, mantimentos, atenção sanitária e formação a mais de 60 crianças de Darfur, ao oeste de Sudão.

A iniciativa será desenvolvida por religiosos salesianos, que já impulsionaram em 2002 na cidade El Obei, no centro de Sudão, um edifício de formação profissional em colaboração também com Manos Unidas. Os religiosos oferecem lar e estudos a menores entre 14 e 17 anos que ficaram órfãos por causa da guerra, “muitos dos quais viram morrer os próprios pais”, que procedem do campo de deslocados de Nyala, no Darfur, indicaram à agência Avan fontes da fundação em Valência.

Paróquias das localidades de Ontinyent, Carcaixent, Meliana, Sedaví e Xàtiva assim como colégios de Valência colaborarão na obra.

O projeto inclui o aluguel de uma casa na cidade El Obeid com capacidade para 62 crianças durante um ano, que será costeada por Manos Unidas de Valência, assim como o transporte dos acolhidos, sua alimentação, cuidados médicos, roupa e equipamento do lar. Serão destinados ao projeto mais de 56 mil euros.

Esta obra busca “proporcionar às crianças a oportunidade de viver em uma lugar seguro, com carinho e com todo o necessário para uma vida digna e com os estudos adequados para confrontar o futuro”, informaram fontes de Manos Unidas de Valência explicando que a população da região de Darfur, no oeste de Sudão, sofre uma “autêntica massacre” à mãos das tropas árabes, apoiadas pelo governo de Jartum desde fevereiro de 2003.