A procissão do Senhor dos Passos da Graça, que acontece há 437 anos em Lisboa, Portugal, terá como intenção especial neste ano a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Será no segundo domingo da Quaresma, 5 de março.

Neste ano, a JMJ acontecerá em Lisboa, de 1º a 6 de agosto, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). O evento reunirá jovens de todo o mundo com o papa Francisco.

O bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, dom Américo Aguiar, celebrará a missa solene às 11h, na igreja de São Roque. A procissão será presidida pelo patriarca de Lisboa, cardeal Manuel Clemente.

A Procissão do Senhor dos Passos da Graça teve início em 1587 por iniciativa de Luís Álvares de Andrade ao instituir a Real Irmandade dos Passos da Graça em 1586.

Segundo site da Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, que apoia a procissão, trata-se da “primeira procissão de Passos em antiguidade, sendo percursora das procissões de Passos espalhadas por Portugal e pelo mundo”.

A procissão evoca a Paixão e morte de Jesus Cristo. Sai da igreja de São Roque e segue até a igreja da Graça, carregando as imagens do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora da Soledade.

No percurso há sete paradas: Igreja de São Roque, Igreja da Encarnação, Igreja de São Domingos, Ermida de Nossa Senhora da Saúde, Passo do Terreirinho na Rua dos Cavaleiros, Casa de São João de Brito e Igreja da Graça.

De 1910 a 2013, a procissão teve seu percurso restrito à freguesia da Graça. Em 2013, retomou o percurso original. Em 2021, por causa das medidas impostas contra a pandemia de covid-19, foi a primeira vez em quase 500 anos que a procissão não aconteceu.

Confira também: