O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, criticou a atitude xenofóbica do governo dos Estados Unidos nestes últimos dias, como a anunciada construção de um muro de 900 quilômetros no perímetro da fronteira com o México para evitar a entrada de imigrantes em território americano.

Ao finalizar a Missa dominical que celebrou na Catedral Metropolitana, o Cardeal indicou que estas manifestações xenofóbicas não convêm aos Estados Unidos nem a nenhum dos países do continente.

Afirmou que “a migração de mexicanos aos EUA se deve à escassez de fontes de trabalho bem remunerados no país, situação da qual não só o governo mexicano tem responsabilidade, mas também os empresários”. Para o Arcebispo, "a corrupção política" tornou-se uma das muitas causas que originam a migração, embora esta "não tenha nascido ontem, nasceu com a humanidade".

Deste modo opinou que os EUA “estão em seu direito de proteger suas fronteiras, mas quando se contrapõem a um direito fundamental que tem todo ser humano para procurar um trabalho digno, deve-se dialogar”; e descartou que pense chamar os candidatos presidenciais para que levem em conta o assunto, mas sim lhe pedirá ao próximo Presidente que faça algo a respeito.

Por sua vez, o semanário arquidiocesano "Desde a Fé", qualificou como "doentia paranóia norte-americana" a atitude dos EUA contra os imigrantes mexicanos. "Uma dessas absurdas medidas antimigratórias é a construção de muros tão imensos como imensa é a miopia do país vizinho, que se obstina em não reconhecer a necessidade da mão de obra barata que  nossos patrícios oferecem e que constitui o suporte para que uma parte de sua economia seja eficaz", destacou.