O Papa Bento XVI renovou, durante o discurso pronunciado nesta segunda-feira ao Corpo Diplomático credenciado na Santa Sé, o compromisso do Vaticano de promover a liberdade religiosa no mundo.

O Pontífice destacou que é bem conhecido ”como a ação da diplomacia da Santa Sé está, por sua natureza, orientada a promover, entre os diversos âmbitos em que deve desenvolver a liberdade, o aspecto da liberdade de religião”.

“Infelizmente –disse o Papa–, em alguns Estados, inclusive entre os que podem alardear de tradições culturais pluriseculares, a liberdade, longe de ser garantida, é mas bem violada gravemente, particularmente em relação às minorias”.

O Santo Padre recordou a respeito que “os direitos fundamentais do homem são os mesmos em todas as latitudes; e entre eles um lugar preeminente tem que ser reconhecido ao direito à liberdade de religião, porque concerne à relação humana mais importante, a relação com Deus”.

Queria dizer a todos os responsáveis pela vida das Nações: se não temerem a verdade, não devem temer a liberdade!

Bento XVI destacou além disso que “a Santa Sé, quando em qualquer parte pede condições de verdadeira liberdade para a Igreja católica, pede-as igualmente para todos”.