Hoje (10) é a festa de santa Escolástica, irmã gêmea de são Bento. Conta-se que a freira criou uma tempestade contra o irmão que fez o santo dizer: “Deus te perdoe, irmã. O que você acabou de fazer?".

Os livros dos diálogos do papa são Gregório Magno contam que Escolástica visitava Bento uma vez por ano.

Os dois irmãos viviam de forma exemplar as famosas regras religiosas formuladas pelo santo e se reuniam fora do mosteiro, numa região próxima.

Em uma ocasião, a santa foi para o lado de fora do mosteiro e seu irmão saiu para vê-la junto com outros membros de sua comunidade. Naquele dia, eles cantaram louvores, tiveram longas conversas sobre a fé e jantaram felizes.

Como já era noite, Escolástica pediu a Bento que ficasse para continuar falando sobre as maravilhas de Deus até de manhã. O santo repreendeu a irmã, dizendo-lhe que não podia ficar fora do convento.

Então, a santa cruzou os braços e começou a rezar a Deus tão profundamente que começou uma tempestade torrencial que parecia um dilúvio. São Bento e seus discípulos não puderam ir embora.

Diante da reclamação do irmão, a santa respondeu: “Eu lhe pedi, e você não quis me ouvir; eu roguei ao meu Deus, Ele ouviu. Agora saia, se puder, despeça-se de mim e volte para o mosteiro”.

O santo não teve escolha a não ser ficar e ambos continuaram conversando a noite toda sobre as grandezas do Senhor, sentindo uma alegria espiritual transbordante.

Segundo uma tradição, três dias depois, são Bento olhou para o céu e viu a alma de sua irmã sair do corpo em forma de pomba e entrar no paraíso.

Ele imediatamente começou a cantar canções de alegria a Deus e pediu a seus discípulos que trouxessem o corpo de sua irmã. O santo a enterrou em um sepulcro que ele havia feito para si. Ele também morreu 40 dias depois.